terça-feira, 17 de março de 2009

Há 5 anos encerrava a Sorefame/Bombardier




No 5º aniversário do encerramento da Sorefame/Bombardier, o PCP realizou, hoje dia 17 de Março, um comício à porta das instalações da Venda Nova, congratulando-se com a vitória dos trabalhadores que, passados 5 anos, conseguiram reactivar, em parte, a antiga unidade industrial, embora apenas como oficina de material ferroviário.
Através das palavras dos camaradas, António Tremoço – um dos sindicalistas que, com unhas e dentes lutaram pela reabertura das instalações e pela reintegração de todos os trabalhadores – e Jerónimo de Sousa, Secretário geral do PCP, foi ainda transmitida a ideia de que, sim é possível voltar a construir material circulante na Venda Nova e sim é possível uma vida melhor, com o PCP!

segunda-feira, 16 de março de 2009

A Venteira solidária com a Damaia, o D. João V não pode morrer!


O Cine teatro D. João V, não pode acabar como o Lido
Vamos defender o D. João V! Para quando a reabertura do D. João V?

A política dos últimos 12 anos do PS na Amadora é banda de música com excelentes instrumentos mas que não sabe tocar em matérias de cultura.
Por um lado não apoia quem a promove, por outro encerra e coloca ao abandono vários espaços culturais, como são exemplo a Fábrica da Cultura, o LIDO e o Cine teatro D. João V.
O Cine teatro D. João V foi adquirido pela CM Amadora, no tempo da gestão da CDU, com o objectivo de o colocar ao serviço das forças vivas da freguesia e do concelho e respectiva população. O que veio a acontecer.
Quem não tem saudades dos espectáculos com as bandas militares, dos festivais de Magia com mágicos de todas as partes do Mundo, das peças de teatro pelo grupo da AMASCULTURA e outros, do festival Zeca Afonso, dos concertos com grandes músicos (Sérgio Godinho, Rui Veloso, Brigada Victor Jara, Madredeus, Carlos do Carmo, Vitorino e tantos outros); o célebre concerto dado por Bryan Adams (sala escolhida pela sua qualidade acústica)? E as festas de Natal de várias associações da Damaia e da Amadora, os saraus de ginástica e as festas de encerramento de actividades das associações e escolas.
Nos últimos oito anos, o D. João V deixou de ter essa função, encontrando-se fechado.
Câmara e Junta de freguesia da Damaia tem dois pesos e duas medidas, Senão vejamos: quando precisam de fazer uma festa de propaganda da Câmara ou do Governo (última iniciativa foi a apresentação do projecto de requalificação da Cova da Moura) o D. João V abre! Se as colectividades e associações da freguesia da Damaia quiserem fazer uma iniciativa, está fechado por não reunir condições de segurança segundo a Câmara Municipal da Amadora.
A degradação do D. João V pode servir os objectivos da gestão PS/CMA, mas não serve de certeza os interesses da população. O D. João V tem de voltar a ter uma actividade regular e servir as associações da freguesia, do concelho e respectiva população.
Este ano é ano de eleições. Não se deixe enganar! As promessas eleitorais do PS são rapidamente esquecidas.
Junte a sua voz ao nosso protesto e exija a reabertura do D. João V.
A CDU convidou a população da Damaia e movimento associativo a participar numa concentração e lançamento de um abaixo-assinado em defesa do D. João V no dia 14 de Março pelas 11horas, para exigir a reabertura deste espaço.
A CDU defende:
§ Que este espaço seja devolvido à cultura e à população da Damaia e da Amadora.
§ Que seja feito um programa de espectáculos e iniciativas culturais, envolvendo o Movimento Associativo.
§ Que o D. João V sirva para as colectividades e instituições realizarem e apresentarem as suas actividades.


Março/2009

A Junta de Freguesia da Venteira quer apagar a memória do escritor José Régio

Sabe que a Junta de Freguesia da Venteira quer menorizar o nome do escritor José Régio? Sabe que a Junta de Freguesia da Venteira, antes de ser aprovada a proposta em Assembleia de Freguesia, já colocou a nova placa que identifica o espaço sito na Av. D, Nuno Álvares Pereira, onde funciona, há muitos anos, a Biblioteca que tem o nome de um dos mais importantes escritores do séc. XX, José Régio? Sabe que a Junta de Freguesia se prepara para atribuir um novo nome a este espaço, que há mais de 20 anos é conhecido por Biblioteca José Régio? Não consideram os dirigentes da Junta, constituída por elementos do PS e do PSD, que estão a menorizar o ilustre escritor e a sua família, com quem os anteriores executivos tinham excelentes relações de cordialidade e de intercâmbio cultural? Saberá o srº Presidente e terão conhecimento os vogais da Junta de Freguesia, que são do PS e do PSD,que foram anteriores membros do PSD e do PS que, há 28 anos, aprovaram atribuir o nome de José Régio à Biblioteca da autarquia? Apelamos à sua sua indignação contra esta prepotência, que pretende passar uma esponja sobre a memória da Venteira, por parte de quem está de passagem pelas cadeiras do poder. Apelamos à sua participação na próxima reunião da Assembleia de Freguesia da Venteira, que se realizará na próxima 5ª feira, dia 19 de Março, pelas 21 horas, nas instalações da Junta de Freguesia, sita na Rua 1º de Maio, para protestar contra atitude indigna e que pretende, uma vez mais, manipular a História.
A Comissão de Freguesia da Venteira do P.C.P.

domingo, 15 de março de 2009

Câmara da Amadora quer descaracterizar Parque Delfim Guimarães




As duas primeiras décadas do século XX foram de intenso desenvolvimento social e urbanístico na nova Amadora. Esse desenvolvimento foi marcado pela acção de várias personalidades de grande prestígio na região. A Amadora apresenta-se na altura com um equipamento moderno, podemos mesmo dizer que avançado para a época, mas com algum desequilíbrio entre a zona urbanizada e a que se mantinha rural.
As décadas seguintes (de 1920 a 1950) serão marcadas por um acerto urbanístico e pela passagem de um fenómeno de rurbanização a vila, com os equipamentos necessários a essa nova categoria, a que é elevada a 24 de Junho de 1937. A 27 de Junho, o Presidente da República, à época o General Óscar Carmona, visita a nova vila e inaugura o Parque Delfim Guimarães, na altura designado como Jardim-Parque.
Em termos urbanos reforçava-se a Av. Da República como um eixo de um verdadeiro CBD e constituía-se uma rótula de ligação da Venteira à Mina (através da Estação e da Passagem de Nível) e ainda à Av. Santos Mattos (através do Parque).
Como elemento central deste Jardim-Parque, destaca-se a sua pérgula, uma estrutura arquitravada comum a muitas áleas e jardins portugueses, de onde pendem plantas trepadeiras e que se apresentam com um valor de “casas de fresco”. No caso desta, para além das plantas que permitiam as sombras enramadas, tão ao gosto do bucolismo urbano dos anos 30/40 portugueses, também o seu espelho de água confere uma agradável sensação de fresco e remata um desenho de alguma qualidade.
Sabemos que a Câmara Municipal quer intervir, descaracterizando-o, no Parque Delfim Guimarães, em especial ao nível da pérgula, que passará a fazer parte do parque infantil, desaparecendo inclusivamente o espelho de água.




Assim e considerando que:


1º - Uma das questões mais importantes do Património, em especial do Património Tangível é o valor (só é Património aquilo que tem valor, seja ele Histórico, Estético, Arquitectónico, Urbanístico, mesmo Turístico ou Económico). Então, a substituição ou transformação de qualquer elemento patrimonial só é admissível se houver acrescentamento de valor!
2º - Por proposta da Câmara Municipal, foi aprovada em 30 de Junho de 2005 pela Assembleia Municipal a classificação do Parque Delfim Guimarães como Imóvel de Interesse Municipal, de acordo com a lei 107/2001, lei de Bases do património Português, com todos os direitos e medidas de protecção daí decorrentes
3º - Transformar a pérgula do Parque Delfim Guimarães num equipamento da área infantil, equiparando-o a um “escorrega” ou baloiço, é um esbanjamento da riqueza histórica e patrimonial da Venteira e da Amadora, é descaracterizar o Parque, amarfanhar a sua dignidade, é rasgar uma página da História da Amadora que nunca mais poderá ser lida da mesma maneira





O PCP apela a todos os amadorenses, e em especial a todos os moradores da Venteira:



- Usem a nossa capacidade de indignação (essa ainda não nos retiraram…) e nos façam chegar mensagens acerca do assunto através do venteiracfpcp@gmail.com
- Compareçam no próximo dia 19 de Março pelas 21 horas, na Assembleia Extraordinária de Freguesia, onde poderão dizer de vossa justiça, no período para tal destinado por lei

quinta-feira, 12 de março de 2009

Visita de comunistas da Amadora ao Lousal e a Grândola

Em cima, a nossa homenagem às mulheres comunistas!




Foi no passado dia 8!
Um grupo de comunistas amadorenses foi conhecer o Museu Mineiro do Lousal e passeou por Grândola, onde conheceu e almoçou no Centro Centro de Trabalho do PCP, que a gula e a falta de ética política da Câmara PS nos quer retirar, apesar de já por duas vezes ter sido derrotada em tribunal!
No dia Internacional da Mulher, não poderia também faltar a nossa homenagem às mulheres comunistas!

Isolamento acústico do IC19 junto ao Bairro do Borel


Os deputados (e todos os seus eleitos) da CDU continuam a pugnar pela qualidade de vida das populações - continuam e continuarão!



Sobre o isolamento acústico do IC19, junto ao Borel, várias perguntas já foram feitas, mas quem de direito, neste caso o governo, continua a não se dignar responder!