quarta-feira, 25 de junho de 2008

MERCADO DA VENTEIRA: CHORUDO NEGÓCIO??????

PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA

O PÚBLICO DÁ O TERRENO (QUE NÃO É DELE) PAGA TODAS AS LICENÇAS!!!!

O PRIVADO VENDE AS HABITAÇÕES E GANHA MILHÕES!!!!

Junta de Freguesia da Venteira (gestão PS e PSD) aprovou uma parceria com uma empresa de construção para remodelar o Mercado. Um grande negócio, dizemos nós.
O actual Mercado vai ser demolido e dará lugar a um novo que ficará no piso 0 do edifício. Por cima… 3 pisos de habitação, num total de 28 apartamentos.


A IDEIA NÃO É MÁ PARA AS CONSTRUÇÕES TORRÃO
EM TROCA DA CONSTRUÇÃO DO NOVO MERCADO RECEBE DE BORLA
ORDEM E TERRENO PARA CONSTRUIR 28 APARTAMENTOS EM
REGIME DE PROPRIEDADE HORIZONTAL.


No passado dia 11 de Junho, a Assembleia de Freguesia aprovou o que a Junta queria, com os votos favoráveis do PS e PSD (claro!). Foi uma reunião que deveria ser de esclarecimento e discussão sobre este assunto de profundo interesse para a Freguesia. Mas, o que aconteceu foi uma autêntica vergonha. Após quase três horas de pedidos de esclarecimentos por parte da CDU, os vogais do PS e PSD decidiram que não havia nada mais para discutir e resolveram avançar para a votação da proposta e consequente aprovação, sem estarem todas as dúvidas esclarecidas.
Foi uma acção pouco democrática (e aliás, de legalidade bastante duvidosa) que só tem uma explicação: a CDU estava a incomodar com muitas perguntas e, assim, calou-se a oposição. E nós, porque temos algumas dúvidas do foro legal, não votámos. Não quis a CDU pactuar com ilegalidades que possam surgir num futuro.



Muitas perguntas ficaram por responder:
QUAL É A DESPESA QUE A JUNTA VAI TER COM ESTA PARCERIA?
PARA ONDE VÃO OS COMERCIANTES ENQUANTO DURAREM AS OBRAS?
QUEM SERÁ O “PAI” DESTE NEGÓCIO?
A CÂMARA OU JUNTA DE FREGUESIA?



Muitas mais questões e dúvidas se levantam com esta parceria entre a Junta de Freguesia e a empresa Construções Torrão. Uma certeza tem a CDU: um grande negócio para o parceiro privado que vai construir e vender habitação num terreno que não é seu.


A ALTERNATIVA EXISTE E CONSTROI-SE COM A CDU!

CDU VENTEIRA

1 comentário:

João Castela Cravo disse...

Para além de um negócio chorudo, um negócio bem escuro.

E a Assembleia de Freguesia Extraordinária, foi na realidade uma extraordinária vergonha! Um exemplo de política baixa, em que, mais importante do que discutir, mesmo sabendo antecipadamente que ganhavam, o PS/PSD (ou PSD/PS) preferiram acabar com qualquer hipótese de trazer luz ao assunto (mesmo ultrapassando o próprio regimento da Assembleia)!