sexta-feira, 12 de junho de 2009

Algo vai mal no reino da Venteira!



Um primeiro facto:
Instado, na reunião da Assembleia de Freguesia de 29 de Abril do corrente, a pronunciar-se sobre a quantidade e qualidade da sua participação (neste caso deveríamos antes dizer, sobre a sua não participação) na Assembleia Municipal, o Presidente formal da Junta de Freguesia referiu que teria outros canais de contacto com a vereação, pelo que essa participação seria, para ele, pouco importante (deduz-se). Este é um argumento que menoriza a relação, que a CDU considera essencial, entre os executivos das Juntas de Freguesia e aquele órgão municipal.


Outro facto:
À pergunta da CDU, sobre a razão de nunca ter sido feita nenhuma reunião da Comissão do Mercado, o senhor Presidente da Assembleia de Freguesia referiu que tal nunca aconteceu por não haver avanços relevantes sobre o caso.


Ainda um outro facto:
Apesar do que foi adiantado anteriormente, também na reunião de 29 de Abril, o Executivo anunciou que iria estar presente, numa sessão de Câmara, para apresentar o projecto do mercado à vereação.


Cabe aqui um pequeno parêntesis – é conhecida a aversão que a vereação, mormente a social-democrata, tem ao projecto do mercado da Venteira, engendrado pelos vogais… sociais-democratas do executivo da Junta e, ao que parece, perfilhado pelo Presidente socialista desse executivo. Aliás, o próprio secretário da Junta assumiu esse desencontro de opinião com o seu próprio vereador Carlos Dias. Também o senhor Presidente da Câmara já terá dito que “habitação sobre o mercado nunca, enquanto for ele o presidente”…


E, por fim, os últimos desenvolvimentos desta, quase, tragicomédia:
No passado dia 27 de Maio, em reunião pública da Câmara Municipal da Amadora, o Presidente da Junta de Freguesia da Venteira, senhor Vítor Gonçalves, acolitado pelo Secretário do seu Executivo, pediu a palavra, usando para isso o tempo destinado ao público. Coisa senão inédita, pelo menos pouco usual, pois deveria haver outros canais (como o senhor Presidente da Junta, aliás, o afirmou em outras horas), para o executivo falar com a Câmara. Por ventura para minimizar esta situação estranha, o Presidente da Câmara convidou o Presidente da Junta a estar (sozinho) numa futura reunião privada da Câmara, o que aconteceu no passado dia 3, sem grande êxito, ao que parece.


Pelos vistos, o representante da Freguesia, face à atitude dos seus pares de partido, teve que utilizar um subterfúgio para poder ser ouvido! Algo vai mal no Império PS da Amadora.


Já agora, a talhe de foice, deixamos aqui uma frase que não será uma citação rigorosa, mas que mantém o espírito daquilo que foi dito:
“(…) o PSD sustentou o executivo, mesmo quando o meu partido (PS) o não fez”
Saberá o senhor Presidente da Câmara, a quem pertence esta frase, dita numa situação de despedida e agradecimento?


Uma última dúvida: face a estes desenvolvimentos, haverá agora motivo para uma reunião da comissão específica para o mercado, da Assembleia de Freguesia? Ficamos a aguardar…

Sem comentários: